iso9001.jpg

Auditoria ISO 9001:2008

Em 30/01/2017, fomos auditados pela Bureau Veritas referente a segunda auditoria de acompanhamento.

Não foi registrada nenhuma não conformidade.

Parabéns à todos os envolvidos por mais essa conquista. 

postado em 31/01/2017

Já estamos  trabalhando na adequação para a revisão 2015. Essa nova versão  incentiva o aumento do foco externo na gestão da qualidade em sua abordagem baseada no risco. Seguem algumas alterações importantes:

 

ISO 9001:2015 – PRINCIPAIS MUDANÇAS

 

   Além de renomear e reposicionar algumas atividades de SGQ, outros requisitos importantes foram introduzidos.

 

   CONTEXTO ORGANIZACIONAL

   Agora o processo de desenvolvimento e implementação do SGQ deve levar em conta o contexto da organização.

   RISCOS E OPORTUNIDADES

   Uma parte fundamental do planejamento e da implementação de um SGQ é o novo requisito de identificação dos riscos e oportunidades que podem impactar sua operação e desempenho, bem como as ações "proporcionais" correspondentes para solucioná-los.

   LIDERANÇA

   A alta administração agora precisa demonstrar um maior envolvimento direto na organização do SGQ, com foco na "liderança", e não apenas na gestão do SGQ.

   INFORMAÇÕES DOCUMENTADAS

   Os termos "procedimento documentado" e "registro" usados na ISO 9001:2008 foram substituídos na ISO 9001:2015 pelo termo "informações documentadas".

   São informações que precisam ser controladas e mantidas pela organização. Cabe a cada organização determinar o nível e o tipo de documentação necessária para controlar seu próprio SGQ.

   OUTROS REQUISITOS DO SGQ

   Houve outras mudanças nos requisitos do SGQ, tais como:

  •    Requisitos específicos propostos para organizações relacionados à execução de uma abordagem de processo durante o planejamento, implementação e desenvolvimento de um SGQ
  •   Identificação das competências necessárias do pessoal que faz o trabalho que afeta o desempenho da qualidade
  •    Identificação e manutenção do conhecimento necessário para assegurar que uma organização possa obter a conformidade de produtos e serviços
  •    Uma abordagem baseada no risco para determinar o tipo e o alcance dos controles adequados a todos os tipos de fornecedor externo

   ESTRUTURA E TERMINOLOGIA

   A ISO 9001:2015 adota a estrutura em cláusulas especificada no Anexo SL, que agora é a estrutura obrigatória para todas as normas ISO novas e revisadas. A intenção declarada é assegurar que a versão final da ISO 9001 esteja alinhada a outras normas de sistemas de gestão. 

   Com o uso da estrutura do Anexo SL, pretende-se apresentar os requisitos do SGQ de forma mais consistente e racional, em vez de simplesmente oferecer um modelo para os elementos do SGQ da organização.

   É importante observar que, para as organizações que já possuem um SGQ compatível com a ISO 9001, não haverá a necessidade de mudar o procedimento e a estrutura documental do SGQ atual, bem como a terminologia utilizada, para espelhar as especificações da ISO 9001:2015.

   TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2008

   As organizações que já têm o certificado ISO 9001:2008 terão três anos, a partir da publicação formal da ISO 9001:2015, para migrar para a nova versão da norma. Dependendo do cronograma de publicação atual, esse período de transição terminará em setembro de 2018.

 

 

© Todos os direitos reservados a A.N.R. Transportes Rodoviários Ltda. - Rua Marcos Arruda, 909 - São Paulo - SP - CEP 03020-000