Pacto nacional de redução de acidentes
Para evitar que mais vidas sejam perdidas, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, lançou uma ampla campanha de conscientização dirigida a todos os segmentos da sociedade, onde as pessoas são orientadas a não dirigir depois de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica.
Norteada pelo conceito "Bebida e direção. O efeito do álcool passa, a culpa fica para sempre", a campanha mostra que uma das piores formas de punição para quem causa uma tragédia depois de dirigir sob o efeito do álcool é a dor da culpa.
Atualmente cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem no mundo em consequência de acidentes no trânsito. Só no Brasil, todos os anos, são cerca de 430 mil acidentes, 619 mil vítimas não fatais e 38 mil mortos. Frente a isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2011 como o início da "Década de Ação para a Segurança no Trânsito".
Nesse período, os países terão como meta a estabilização e redução dos acidentes. A ANR participa dessa frente em favor da vida com a divulgação do "Pacto Nacional pela Redução de Acidentes" em todas as suas filiais.